MANTRA
A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia, e este termo significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração no momento que precisar de foco especifico e durante orações repetidas, louvores e meditação.
Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C., mas acredita-se que estas tradições passam de 8.000 anos. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, dos quais foram extraídos milhares de mantras que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão, bondade, proteção…
Existem mantras em outros idiomas: Os mantras Tibetanos são entoados como orações repetidas. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês, os cabalistas usam mantras em Hebraico, nós da Casa S.A.M.A. usamos mantras cuja fonética ativa padrões energéticos no nosso campo eletromagnético para que ocorra expansão áurica que favoreça a expansão consciencial necessária ao padrão específico, para que se atinja o objetivo do mantra e interaja absorvendo seus benefícios. Alguns dos mantras realizados trazem resultados inimagináveis. O Reiki, em suas aplicações acontece com a imposição das mãos e pelo uso dos símbolos com seus respectivos ‘mantras’ , que são kanji (ideogramas que para nós se assemelham às sílabas) em japonês.
No século XX, foi encontrado em Hong Kong, mantras cuja língua ninguém sabia identificar e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.
Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta ou grupos de grafemas, fonemas de significado desconhecido, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua.
Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, para reverenciar, mantras para energizar, para proteção, para toda e qualquer necessidade que se fizer priorizar.
Todo mantra possui um som, o som de sua pronuncia. Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores, cientes que tais fonemas foram combinados por grandes Mestres dos Planos Superiores das dimensões em Luz, conhecedores de suas boas influencias em nossa mente, em nossa psique, em nossa alma, em nosso ‘ser’.
Com intuito de confirmar essas informações oferecidas pelos que realizam mantra com certa frequência,
realizaram testes de laboratório que mostraram que o ADN das células estaminais pode ser alterada usando frequências de campo magnético…
Um exemplo da eficácia de um mantra consiste na sílaba sagrada “OM“. A repetição desta sílaba é provavelmente o mantra mais conhecido, que serve para causar um estado de tranquilidade e paz interior, entre outras questões…
Ao longo dos anos alguns estudiosos e pesquisadores ocidentais, chegaram ao oriente para tentar explicar o porquê dos mantras produzem os efeitos esperados. Investigando as culturas indiana e chinesa concluíram que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Também foi observado que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados, sendo constatado que não é necessário o rigor com a pronuncia e saber o significado das palavras ditas. Lembrando que estas pesquisas foram feitas em países que mantralizam há milênios. Já no ocidente, os mantras feitos sem a correspondente ideação, significado e pronuncia, tornam-se apenas um conjunto de letras mecanicamente pronunciadas. E muitas vezes poderá ocorrer de não produzir nenhum efeito, mesmo se repetidas um bilhão de vezes. Talvez por não fazer parte de nossa etnia cultural, e por sermos muito racionais, mentais e ainda sem muita convicção do ‘poder do som’ como ferramenta de harmonização, equilíbrio e cura.
Para entoar um mantra basta ficar em ambiente calmo e se possível, silencioso, mantralizando mentalmente ou em som audível, de acordo com o interesse de quem o realiza.
Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico os orientais realizam, por exemplo, uma prática de 20 minutos, em média. No entanto, existem práticas que são realizadas mil repetições diárias, até completar 2.400.000 no período de sete anos. Se o mantra tiver 24 sílabas, por exemplo, teremos cem mil repetições por cada uma das 24 sílabas do mantra.
Todos nós sabemos da importância que as palavras desempenham em nossas vidas, sendo um veículo indispensável à comunicação neste plano e em outros planos sutis. Desse modo Orações e Mantras sempre serão bem vindos se estiverem focados no positivismo humanista e em nosso desenvolvimento, evolução.
E podemos inclusive destacar alguns comandos mentais, contidos na Bíblia, que se repetem nos deixando a certeza da importância do bom uso das palavras. Como por exemplo, o mais evidente está no primeiro capítulo do Genesis, onde Deus cria o mundo com um comando mental e continua criando o que deve ser manifestado sobre este mundo; e a cada coisa criada, Ele, Deus, determina que se cumpra o seu objetivo de ser: “Deus disse: “Faça-se a luz”! E a luz se fez.” (Genesis 1,3) ” Deus disse: “A terra faça brotar vegetação: plantas, que dêem sementes, e árvores frutíferas, que dêem fruto sobre a terra, tendo em si a semente de sua espécie” E assim se fez.” (Genesis 1,11). E observando, refletindo, perceberemos que a expressão “se fez”, se repete a cada comando efetuado, nos deixando a sensação de que cumpriria a função, o efeito de um mantra.
Abaixo um provérbio tibetano que salienta muito bem a força da palavra:
As palavras não tem nem pontas, nem corte,
Mas podem ferir o coração de um homem.
Se permita experienciar os Mantras, com o tempo você irá desenvolver ainda mais a disciplina, boa sintonia e estar receptivos às bênçãos… Revitalizando nossa energia, determinação, coragem, e Fé em mantermos nosso propósito de vida em excelência.
Saudações Crísticas, Gratidão!