DOUTRINA ESPÍRITA ou ESPIRITISMO

No século XIX, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois moviam-se, erguiam-se no ar, e respondiam a questões, mediante batidas no chão (tiptologia). O fenômeno chamou a atenção de um pesquisador sério, discípulo do célebre Johann Pestalozzi: Hippolyte Leon Denizard Rivail, nascido a ‎3 de outubro de 1804 em Lyon-França.

 

Sr. Rivail, pedagogo francês, fluente em diversos idiomas, autor de livros didáticos e adepto de rigoroso método de investigação científica, não aceitou de imediato os fenômenos das mesas girantes, mas estudou-os atentamente, observou que uma força inteligente as movia, e investigou a natureza dessa força, que se identificou como os “Espíritos dos homens” que haviam morrido. Sr. Rivail fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão, não aceitando e não divulgando nada que não passasse por esse crivo. E na sequência o Sr. Rivail tornou-se uma referência e a ele eram encaminhadas mensagens vindas de várias regiões de nosso orbe, mensagens estas recebidas através da mediunidade de seus escreventes. E assim nasceu “O Livro dos Espíritos”, bem como os demais livros do Pentateuco Kardecista. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan Kardec, nome que ele recebera em uma de suas vidas passadas. E é importante comentar e pontuar que o Sr. Rivail jamais fora ‘médium’.

 

A Doutrina codificada por ele tem caráter científico, religioso e filosófico.

Essa proposta de aliança da Ciência com a Religião está expressa em uma das máximas de Kardec, no livro “A Gênese”: “O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.

 

 

A Doutrina Espírita de cunho científico-filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, é também conhecida por ‘Cristianismo Redivivo’ por estar edificada, embasada nos ensinamentos de nosso Mestre de Luz Jesus Cristo.

 

Ser Espírita é acreditar na existência de um Deus único; na imortalidade da alma (e preexistência e sobrevivência da alma a esta encarnação); pluralidade das existências (vivemos muitas vidas) sendo a reencarnação, processo de crescimento espiritual e justiça divina; pluralidade dos mundos (vidas em outros orbes e estrelas); comunicabilidade com os espíritos (mediunidade); buscando sempre oferecer o desenvolvimento moral, intelectual, emocional da Alma encarnada, bem como a prática dos ensinamentos sobre amor, perdão e caridade, e a manutenção de uma conduta reta. Seus conceitos são fundamentados na experimentação científica e em um fator muito importante, a fé raciocinada. Podemos dizer que o Espiritismo é a filosofia doutrinária aplicada à ciência que tratam suas bases não somente como questões morais, mas também, intelectuais e naturais.

 

O espiritismo também é conhecido por influenciar e promover um movimento social de instituições de caridade e saúde, que envolve milhões de pessoas em dezenas de países; afinal “…Fora da caridade não há Salvação”… (cap. XV do Evangelho segundo o Espiritismo).

A Doutrina Espírita ou Espiritismo foi compilada por Allan Kardec, quer dizer; que os livros básicos foram constituídos de ensinamentos provenientes de fontes diversas do Plano Maior. Então a “Codificação Espírita” ou seja, quando toma corpo de doutrina, pela universalidade dos ensinos da competência dos espíritos de elevadas vibrações, Espíritos Superiores, que foram transmitidos por médiuns, chegando aos nossos dias pela sistematizada codificação feita elo Pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec, que elabora o Pentateuco Kardecista em 05 (cinco) livros organizados, sem ser médium; fazendo uso de seu virtuoso brilhantismo intelectual, aliado aos seus valores éticos morais em total bom senso. O Espiritismo foi constituído em 11 (onze) anos de muita dedicação, na estruturação e divulgação, dos livros do Pentateuco, e seus artigos que deram origem a Revista Espírita e ao livro “O que é o Espiritismo”.

Em razão de uma vida intelectual intensa, e estando com problemas cardíacos que exigiam repouso absoluto, corpo e mente; Sr. Rivail, o nosso querido Allan Kardec, vem a desencarnar a 31 de março de 1869 (64 anos) em Paris-França. Deixando um incomensurável legado de auto resgate, auto superação; para compreensão das causas e efeitos da interação de nossos atos no dia a dia, e de nossa vida com o plano espiritual; e do caminho à conexão verdadeira com nosso Eterno Deus e toda nossa Espiritualidade Amiga.

Deixamos aqui registrado a nossa Saudação a este Espírito incomparável em sua extremada grandeza de ser… Sr. Hippolyte Léon Denizard Rivail, o nosso estupendo e agigantado Allan Kardec… Eterna Gratidão!!!…

 

 

Aguardem textos sobre:

 – PENTATEUCO da DOUTRINA ESPÍRITA por Allan Kardec

 – Como surgiu a Doutrina Espírita…

 – Vida e Obra de Allan Kardec…

Saudações Crísticas

S.A.M.A.

Não é permitido essa Ação!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Abrir bate-papo
Olá! Como podemos te ajudar?